Processamento Digital de Imagens


Processamento Digital de Imagem (PDI) é um conjunto de técnicas empregado na melhoria dos dados provenientes dos diversos sensores orbitais (satélites) e suborbitais, cujo intuito é melhorar o aspecto visual das imagens a fim de fomentar o trabalho de interpretação do analista humano e a extração de informações. Tais técnicas são empregadas para aprimorar o aspecto visual das feições presentes nas imagens, bem como gerar produtos que possam ser submetidos a outros processamentos.

Mosaicagem

Consiste na geração de blocos de imagens provenientes de duas ou mais cenas. Tal técnica visa criar linhas de corte e unir dois ou mais extratos sem que haja descontinuidade entre as cenas ainda que estas sejam provenientes de tomadas ou pontos de projeção distintos ou ainda capturadas em diferentes períodos. Tal processo permite a visualização contínua, sem interrupção, de toda a área de interesse como sendo uma única cena.

Fusão de Imagens

Técnica que visa, basicamente, unir dados do sensor com melhor resolução espacial com outro sensor que possui uma melhor resolução espacial, garantindo um melhor aproveitamento das informações produzidas por diferentes sensores e gerando uma nova imagem com melhor resolução espacial do que a imagem multiespectral original. As técnicas empregadas na fusão de imagens são: Modelos de Domínio Espectral, Modelos de Domínio Espacial e Modelos Algébricos.

Correção Geométrica

A correção geométrica é uma técnica que trata, essencialmente, de erros sistemáticos que afetam as imagens e geram distorções. Alguns destes erros são o Skew(causado pelo movimento relativo entre a Terra e o satélite), as Distorções Panorâmicas (decorrente da variação do IFOV – Instantaneous Field of View – dentro do campo de visada e da curvatura da Terra), dentre outros.

Georreferenciamento

Técnica que consiste na transformação geométrica que relaciona coordenadas da imagem (linha, coluna) com coordenadas de um sistema de referência de uma certa projeção cartográfica. Em síntese, é a transformação que “transporta” a imagem para um sistema de coordenadas planas, garantindo alta precião geométrica ou fidelidade com respeito à cena.

Equalização Radiométrica

Consiste na técnica que visa homogeneizar a tonalidade de cores, luminosidade e brilho das imagens, bem como suavizar/suprimir as imperfeições de cores nas áreas de linhas de corte, no caso das imagens fusionadas, bem como ajuste no contraste entre as imagens unidas, tornando-o padrão em toda a área das imagens.